terça-feira, 24 de agosto de 2010

' Paratireóide


As glândulas paratireodeas ficam atrás da tireóide.
São quatro pequenas glândulas, do tamanho de um feijão.
Elas são responsáveis pelo controle de absorção de cálcio no sangue e nos ossos.

' Tireoide

A tireóide, é uma glândula localizada na frente da traqueia, secreta a tiroxina, que regula a respiração celular e os batimentos cardíacos. A missão da tireóide é controlar a presença do iodo no organismo e ajustar o controle do peso.

' Hipófise

Hipófise ou Pituitária
A hipófise, embora tenha o tamanho de um feijão, é considerada a glândula-mestre, pois exerce controle e regula as atividades de todas as outras glândulas do corpo. Produz o hormônio do crescimento.

- O Sistema Endócrino -



O sistema endócrino, juntamente com o sistema nervoso, desempenha um trabalho de coordenação, regulação e controle sobre funções de determinados órgãos do corpo.
Esse trabalho é realizado por meio das glândulas endócrinas, responsáveis pela secreção de substâncias denominadas hormônios.
Os hormônios têm como função estimular ou inibir reações bioquímicas, regulando as atividades do corpo. Eles interferem nas reações humanas (ex: medos, desejos), no crescimento e desenvolvimento físico (ex: surgimento de barba no homem e mamas na mulher), e no nível de concentração de substâncias vitais ao organismo (ex: taxa de açúcar no sangue e de cálcio nos ossos).
O mecanismo desse sistema é altamente preciso. As glândulas endócrinas liberam os hormônios na corrente sanguínea atingindo todas as células do corpo. Mas apenas as células-alvo respondem aos estímulos específicos da secreção.
As principais glândulas endócrinas são a Hipófise, a Tireoide, as Paratireoides, as Suprarrenais, o Pâncreas, os Ovários (na mulher) e os Testículos (no homem). As glândulas e sua localização são iguais no homem e na mulher, com exceção das glândulas sexuais.